OS QUATRO CONCEITOS FUNDAMENTAIS DA PSICANÁLISE
Público Alvo: Alunos, ex alunos e público em geral!
Dia(s): sextas-feiras
Horário: 15:30 hs
Inicio: 29/01/2014
Duração: 8 aulas
Inscrições: (21) 2244-2698 ou sepai@uol.com.br
Investimento: 2 parcelas de R$ 160,00
Coordenação: Profº Dr. Carlos Eduardo Leal,
Psicanalista, Mestre em Psicologia PUC-RJ (1986), Doutor em Psicologia Clínica
PUC-RJ (1997), Professor Universitário e Supervisor Clínico (FAMATh) desde
1982. Escritor e Artista Plástico.
APRESENTAÇÃO
Este curso visa apresentar a noção de sujeito e sua estrutura clínica a partir dos conceitos fundamentais da psicanálise: o inconsciente, a repetição, a transferência e a pulsão. Com isto, visa também colocar em evidência questões da clínica psicanalítica e alguns de seus impasses.
Não há comodidade alguma no lugar do analista. A prática clínica é um ofício que não possui parâmetro com nenhum outro fazer do ser humano. Freud, quando inventou a psicanálise sabia disso. Sabia que o psicanalista não poderia fazer concessões ao seu lugar. Lacan retomou este legado freudiano e levou adiante através da ética do seu desejo. O seminário, "Os quatro conceitos fundamentais da psicanálise" é um ensino em que Lacan endereça perguntas fundamentais para a clínica psicanalítica:1) "Em quê estou eu autorizado"?, 2) "O que é a psicanálise?", 3) "O que é uma praxis?" e, 4) "Qual é o desejo do analista?".
Sob a condição de "tratar o real pelo simbólico" ou de retomar a frase de Picasso, "Eu não procuro, acho", Lacan irá tentar responder, através dos conceitos freudianos postulados, sobre o lugar de sua própria “excomunhão”.
Enfim, esta é a proposta deste curso: pensar os conceitos fundamentais de Freud através de interrogações lacanianas.
Carlos Eduardo Leal
Nenhum comentário:
Postar um comentário