terça-feira, 21 de julho de 2009

Política: crítica e ética

Por que falar de política? Mais um blog sobre a política? Quero resgatar aqui a dimensão ética na política. Ser um observador, jogar um pouco de luz, ILUMINAR este período de trevas que parece não ter fim. Nosso século também pode ser o século das luzes. Ele deve surgir após um período de trevas como foi o antigo Iluminismo que colocou o dedo na ferida do absolutismo, suas crenças e seus misticismos. O apogeu do Iluminismo foi atingido no século XVIII que passou a ser conhecido como Século das Luzes. Na frança, originou a Revolução Francesa através de seu lema: Liberdade, Igualdade e Fraternidade. Na América do Norte gerou a independência das colônias inglesas e no Brasil a Inconfidência Mineira.
Portanto, e hoje? Que século nós queremos viver? Será que seremos cúmplices calados desta situação aonde nós também somos responsáveis? Até quando vamos nos omitir de nossa participação nos destinos e rumos da nossa nação? Até quando assistiremos calados às politicagens da UNE na formação dos nossos estudantes, as manipulações do senado, as alegorias verborrágicas de nossos deputados que vendem nosso país aos empresários em troca das benesses que surrupiam nossos impostos. Quero lançar alguma luz entre o passado e o futuro, como dizia Hannah Arendt. Ser um observatório crítico da política e ser um cidadão mais participativo em nossa pólis, antenado com a patologia dos fatos que acometem não só nosso país, mas também ao mundo. E a nossa política de saúde pública? E a nossa miserável política de saúde mental? E a nossa política educacional pífia, com uma das piores distribuições do PIB entre os países do mundo inteiro para a educação?
Dê sua participação, faça seu comentário. Inclua-se! Não se aliene. Não permita que a globalização sirva frio o prato feito que te alimenta cotidianamente. Este blog é para isso. Estou determinado a contribuir através da palavra, com minha parcela de responsabilidade ética sobre o destino que desejo para que um mínimo do que chamamos a condição humana sobreviva em nós. E você?

3 comentários:

  1. A ausência de esperança com a política é tão presente; a sombra que paira em nosso cenário político é tão constante que meus olhos apenas enxergam corrupção, mensalão, dólar na cueca, voto de cabresto, desvio de verbas, empresas fantasmas, crimes de colarinho branco, troca indevida de favores, julgamentos comprados, concursos públicos fraudados, obras de faixada (ex. canteiros) e não da estrutura (ex. saúde e educação), nepotismo (será que a súmula vinculante nº 13 aprovada pelo STF para proibir o nepotismo está sendo respeitada?)... enfim, está difícil encontrar uma solução para este cenário que vá além da palavra...esta na qual eu sempre acreditei está cada vez mais perdendo crédito dentro de mim...pelo menos no que diz respeito a efetivas transformações para este "período de trevas". Que este blog possa resgatar a luz naufragada dentro de cada um de nós.

    ResponderExcluir
  2. Tenho um certo pudor em comentar acontecimentos de um país irmão, como aqueles que descreve...

    Nós dizemos que a verdade é como o azeite: vem sempre ao de cima...

    Abraço.
    António

    ResponderExcluir
  3. Nossa, creio que vc escreve, o que muitos de nós apenas pensamos.

    ResponderExcluir